Página Maestro Mauricio

CORO POLIFÓNICO

TEM A PALAVRA O MAESTRO


Maestro Maurício tem a palavra
Em Outubro próximo completar-se-ão seis anos que o Coro Polifónico foi criado.
Como tal, dado que esta disciplina curricular inerente à área da Música contém requisitos e conceitos muito específicos, entendemos por bem dar a palavra ao Maestro fundador que, por sua vez, é também o seu Regente e Director Artístico – Maurício Vieira da Silva.
Para tal, convidámos o nosso Maestro e, em jeito de conversa informal, aqui vos deixamos alguns pontos de reflexão que consideramos mui pertinentes e relevantes.
Forum do Seixal -  40 anos de Abril
Sendo o Seixal conhecido por possuir grandes músicos, no que diz respeito à música coral e, de uma forma global no contexto dos grupos constituídos por seniores não se verifica, ano após ano de prática coral, uma acentuada melhoria na sua qualidade porque o repertório é interpretado de “ouvido”, revelando ausência ou poucos conhecimentos a nível da Educação Musical. 
Actuação no Moinho de Maré de Corroios
Esta situação é realmente uma pena dado que esta faixa etária já demonstrou há muito as suas reais capacidades e apetências para uma aprendizagem continuada como, aliás, se encontra estudado pela Gerontologia que prova, entre outros aspectos determinantes, que a prática regular da Música activa todos os circuitos cerebrais e contribui fortemente para reduzir sentimentos de ansiedade, solidão e depressão, proporcionando aos Seniores uma melhor saúde e qualidade de vida.
Dentro deste mesmo c
ontexto, passamos a citar o nosso Maestro Maurício:
«Quem vence na Música, vence em tudo na Vida.»
Paio Pires - Cineteatro São Vicente
Profundamente conhecedor do panorama nacional, quer como músico de orquestras sinfónicas, quer como maestro fundador e regente de vários grupos vocais, sentiu-se muito lisonjeado com o convite feito para orientar um coro na UNISSEIXAL até porque, a par de ter a oportunidade de conhecer o funcionamento duma instituição com características muito específicas, teria a hipótese de fundar um coro polifónico numa Universidade Sénior, propiciando-lhe a concretização dos objectivos fundamentais nos quais deve assentar todo o trabalho inerente a um coro: cantar, sim, mas fazendo-o tendo por base a aquisição de conhecimentos de Música valorizando, não apenas a própria Música Coral como, mantendo permanentemente estimulados e interessados os seus coralistas.
Encontro de Coros na Cidade da Covilhã
Neste sentido e, na sequência do intenso trabalho efectuado nos primeiros anos que um grupo de vozes requer, até se sentir que está formado um “corpo” coeso, em sintonia e com vozes bem colocadas, a segunda etapa da sua dinâmica de trabalho e visão pedagógica passou por estimular e incentivar, tanto a própria Direcção da Universidade Sénior, como os coralistas, da necessidade urgente de se aperfeiçoar e aprofundar conhecimentos, criando-se a disciplina de Educação Musical, a fim de que os coralistas aprendessem muito mais que cantar apenas de “ouvido”.
Volvidos os primeiros quatro a cinco anos de trabalho muito específico e estruturante, há que continuar a consolidar e a prosseguir com a aprendizagem musical, uma vez que a especificidade da Música exige um pouco mais de trabalho e investimento pessoal.
Sala de Formação Musical
Outra etapa conseguida pelo nosso Maestro foi a introdução no Coro Polifónico, de um naipe de instrumentistas visando, não apenas conceder uma outra dinâmica musical ao próprio Coro mas, “unir” as outras disciplinas curriculares da área da Música, de modo a que professores e alunos se sintam incentivados e motivados a ingressar no próprio Coro Polifónico na qualidade de músicos.
Outro aspecto relevante focado pelo nosso Maestro relaciona-se com a enorme oferta de disciplinas no âmbito da Música, existente no Plano Curricular da UNISSEIXAL, abrangendo uma percentagem bem significativa de alunos.
Perante este facto, na sua visão estratégica e pedagógica, seria muito interessante e
Alunos aprendem solfejo e flauta
profícuo para a própria Universidade Sénior, a criação de um Departamento de Música, visando uma melhor e eficiente coordenação e gestão de todas estas disciplinas.
Daqui à criação de uma Escola Profissional de Música, sob a égide da Universidade Sénior do Seixal, seria uma nova etapa, muito assertiva, inovadora e de enorme prestígio para a própria instituição UNISSEIXAL porque estaria aberta à comunidade com um outra dimensão pedagógica.
Elogiando os coralistas pela sua persistência e gosto de aprender, recordou a entrega e dedicação do seu grupo quando, aos domingos participávamos com muito prazer e assiduidade nos ensaios.
                   Alunos tocam flauta pela partitura
Natal 2013 - Forum de Almada
Ao projectar-se um pouco sobre o trabalho a dinamizar no decurso do próximo ano lectivo, o nosso Maestro Maurício aconselha vivamente a todos os coralistas a frequência 
das aulas de Iniciação Musical, a par da prática da técnica instrumental da flauta de bisel, já que é primordial a continuidade na aquisição, aperfeiçoamento e aprofundamento de conhecimentos específicos de Música.
Por outro lado, o portefólio do Coro será acrescentado com uma ou outra peça musical no âmbito dos espirituais assim como, a introdução de peças modernas a pensar também na integração, no Coro Polifónico, dos alunos que frequentam as turmas de percussão e de cordas da nossa Universidade.
A agradável conversa com o nosso Maestro fluiu com a informalidade e bom humor que o caracteriza, simultaneamente com muita segurança nas suas convicções fruto do seu enorme conhecimento na matéria, vivências e experiência de vida.
Recordamos ainda que, em dado momento, nos confidenciou um sonho seu.
Encontro de Coros em Odrinhas
Sonho adiado, talvez por uns anitos, quem sabe? Correndo o risco de sermos indiscretos, referimos o sonho do nosso Maestro: 
- A criação de um Coral Sinfónico com cento e vinte elementos, aqui, na nossa Universidade Sénior.
Ora, achamos nós talvez com uma certa dose de optimismo, que não será assim tão difícil de se concretizar este seu sonho, já que a Unisseixal é frequentada por cerca de seiscentos alunos…
Finalizamos este nosso testemunho mas muito ficou ainda por vos contar.
Encontro de Coros - Torres Vedras
Desde já reiteramos o nosso profundo agradecimento ao Maestro Maurício Vieira da Silva por, de imediato, se ter colocado ao nosso inteiro dispor, a fim de produzirmos este documento que consideramos ser também, um Projecto de Vida completamente dedicado à Música.
De forma alguma esquecemos que o seu tempo é demasiadamente precioso dado que, entre outras tarefas sempre ligadas à Música, neste momento mantém a regência e direcção artística de dez grupos corais.
Equipa da entrevista ao Maestro Maurício




Aos amigos Bárbara Maia, Alberto Maia
João Lucas bem-haja pela cedência 
das fotos que ilustram este texto.

Os elementos de apoio ao Coro Polifónico

Alberto Maia e Mª. Lourdes Mano
 21/Maio/2014

8 comentários:

  1. Bem hajam todos aqueles que contribuíram para que esta pagina do nosso blogue pudesse ficar um pouco mais enriquecida, partilhando assim as vivências do nosso grupo coral e todo o envolvimento do nosso Maestro e do colega José Fernandes para que a qualidade musical seja mais vivida e interpretada por todos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigadíssima, querida amiga Luísa, p'la publicação deste artigo no Blog. Muitos parabéns p'la oportunidade e feliz ideia de colocares fotos relativas às aulas de Educação Musical, ficando o registo da comunicação escrita reforçada com as imagens.
    xi-coração
    Mª. Lourdes Mano

    ResponderEliminar
  3. Não tens que agradecer Lourdinhas, o mérito pertence a toda a equipa que teve a feliz ideia de dar a palavra ao nosso Maestro e a escreveu para que pudesse ser publicada. Parabéns pela bela reportagem escrita.
    Quanto às fotos dos alunos do colega Zé Fernandes foram tiradas precisamente na ultima aula, sexta feira, e quando li o artigo...coincidência espectacular, já estavam com destino marcado e correu muito bem. Obrigada pelo tu empenho e tudo o precisares dispõe...fico a aguardar sugestões e fotos para dar vida ao blogue...LB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadíssima, minha amiga Lusinha, p'la celeridade com que publicaste este artigo sobre o nosso Maestro e p'la qualidade estética de toda a publicação.
      Realmente tens razão: a única foto legendada que não corresponde ao local da actuação do Coro Polifónico é, exactamente aquela em que aparecem penas alguns elementos do Coro e o Maestro encontra-se junto do seu piano. Esta foto corresponde à actuação no Cinema de São Vicente, em Paio Pires, na manhã em que actuámos para os alunos da ESCOLA PROFISSIONAL BENTO DE JESUS CARAÇA, nomeadamente a turma e respectivos Professores que integram o PROJECTO INTERGERACIONAL.
      Obrigadíssima por tudo, querida amiga Luisinha.
      Xi-coração
      Mª. Lourdes Mano

      Eliminar
  4. Já agora, querida amiga Luisinha, desculpa-me voltar a incomodar-te mas acrescentaria, se me permites, que a foto do «Encontro de Coros» corresponde a uma actuação do nosso Coro na linda cidade da Covilhã. Refiro-me exactamente à foto em que se lê, num cartaz afixado na parede do palco, «Encontro de Coros».
    Reitero os meus agradecimentos p'la tua atenção e generosidade permanentes.
    Xi-coração
    Mª. Lourdes Mano

    ResponderEliminar
  5. A identificação das legendas das fotos em que tinha dúvidas já ficam actualizadas.
    Obrigada uma vez mais pela tua colaboração sempre eficiente e quase em tempo real.
    Bom feriado e fico muito agradecida uma vez mais
    Bjs
    LB

    ResponderEliminar
  6. Minha querida amiga Luisinha, desculpa voltar a incomodar-te com a questão das fotos...
    A foto nº. 8, à esquerda, tem como legenda o concerto no Museu de Odrinhas mas, efectivamente é a repeticção da 3ª. foto a que foi tirada na celebração do Magusto, no Moinho de Maré de Corroios.
    Querida amiga Luísa, se não te importas, permite-me que te recorde que a foto tirada no decurso do concerto em Odrinhas, vêem-se em primeiro plano as pedras tumulares e o Coro está colocado junto a umas arcadas cheias de luz.
    Se não a possuíres a referida foto, por gentileza diz algo para eu te enviar.
    Mais uma vez reitero o meu profundo agradecimento à tua enorme generosidade e disponibilidade em atender estas minhas solicitações.
    Xi-coração nosso para vós.
    Mª. Lourdes Mano

    ResponderEliminar
  7. Olá Lourdinhas...será que é desta...não tem sido fácil... mas somos resistentes às intempéries que vão aparecendo aqui por estas bandas...agradeço-te toda a tua colaboração, obrigada uma vez mais. Bjs

    ResponderEliminar